Coronavírus: cuidados na construção civil que devem ser adotados

07/04/2020

O surto de Covid-19 mudou muitas rotinas nas últimas semanas. Na MC, isso não é diferente. Mas estamos confiantes de que, trabalhando em conjunto, vamos superar esse obstáculo. E é por isso que falaremos sobre os cuidados na construção civil que são importantes para garantir a segurança durante a obra. Afinal, para nós, construir é cuidar - e a saúde de nossos colaboradores e clientes está inclusa nesse lema.

Quais cuidados na construção civil são necessários agora?

Todo o mercado da construção civil está sendo afetado pelos impactos do novo coronavírus. Alguns estados de maneira mais intensa, como Santa Catarina, onde as obras foram totalmente paralisadas. No entanto, como o segmento é vital para o Brasil, alguns estados estão determinando medidas para que as obras continuem com segurança. De acordo com a FIRJAN/SESI, os cuidados na construção civil são:

• Disponibilizar álcool gel nos ambientes de trabalho em que não for possível a higienização das mãos com água e sabão;
  • Não deixar faltar sabonete e toalhas de papel nos banheiros;
  • Aumentar a limpeza de áreas comuns, como refeitórios e banheiros;
  • Intensificar a higienização de maçanetas, corrimãos, pias e demais superfícies de contato frequente. É Importante usar água e sabão, álcool a 70%, ou algum produto de limpeza. Só tirar o pó não é suficiente;
  • Reforçar a orientação para que os EPIs, ferramentas e equipamentos sejam higienizados frequentemente;
  • Estimular a equipe a se vacinar contra sarampo e gripe comum, cuja campanha começa em 23 de março;
  • Adiar reuniões com mais de 3 pessoas ou, se possível, substituí-las por videoconferência;
  • Disseminar orientações sobre higiene e prevenção entre os funcionários e;
  • Funcionários com suspeita de contaminação pelo coronavírus devem procurar uma unidade de saúde. Se recomendado pelo médico, deve ficar em casa até a confirmação do diagnóstico. Segundo a Lei 13.979/2020, publicada em fevereiro deste ano, considere como falta justificada, sem qualquer prejuízo ao trabalhador

Quais cuidados na construção civil a MC está tomando?

A MC continua trabalhando para que sua obra não fique parada.
Criamos um comitê interno para tratar exclusivamente do tema e, além reforço na higienização e das demais medidas indicadas pela OMS, implementamos outras prevenções como a adaptação de eventos com participantes externos, como o MC-Forum e seminários de treinamento, que agora estão sendo feitos online.

Nossas atividades nas duas fábricas estão mantidas, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. Cancelamos reuniões, viagens aéreas e indicamos que viagens de carro só sejam feitas em casos de extrema urgência. Também disponibilizamos álcool em gel em todas as salas e novas ferramentas para trabalho remoto. Todas as atividades possíveis estão sendo feitas por home office. Nas áreas administrativas, as mesas foram espaçadas em mais de 2 metros, assim como no refeitório.

Desse modo, a MC preza pelo respeito à saúde de seus colaboradores e consumidores. A segurança de todos é a prioridade nesse momento. Estamos disponíveis para mais esclarecimentos.

Coronavírus: cuidados na construção civil que devem ser adotados