MC-Bauchemie

MC apresenta Emcephob W-SX, hidrofugante que protege e aumenta a vida de estruturas

17/10/2016

A presença de umidade nos diversos tipos de estruturas é sempre um fator de risco, porque a água pode transportar agentes agressivos para o interior das estruturas, desde o dióxido de carbono, que origina a carbonatação do concreto e, consequente, a corrosão das armaduras, até aos cloretos, sulfatos e outros agentes biológicos, como fungos e bolores. Pensando nisso, a MC desenvolveu o hidrofugante Emcephob W-SX.

 

Outro aspecto desfavorável da presença de água nas estruturas é a sensação de superfície úmida e fria ao toque. “Em regiões, aonde as temperaturas durante o inverno chegam a valores negativos, a presença de água nos poros do concreto resulta em microfissuração, pelo fenômeno de gelo-degelo. Sucessivos ciclos aumentam a fissuração, podendo gerar desplacamentos, o que agrava ainda mais a corrosão das armaduras”, explica Joana Miranda, engenheira e gerente de produto da MC-Bauchemie.

 

O Emcephob W-SX é a solução apropriada quando o resultado pretendido é repelir a água da estrutura e aumentar a durabilidade e a vida útil da mesma. “Entretanto, um tratamento destes deve ser o último passo no processo produtivo ou de recuperação de estruturas, principalmente como complemento à linha cosmética para concreto da MC”, acrescenta Joana.

 

O hidrofugante já vem pronto para uso e é bastante versátil, podendo ser aplicado com rolo ou com pulverizador. O efeito de repelência à água é rapidamente evidente, após a secagem do produto, sendo que a tensão superficial da água em contato com a superfície altera-se, formando semi-esferas. Outra vantagem é que, por se tratar de um produto inodoro e sem solventes, possibilita uma aplicação confortável e mais segura, sem riscos de combustão”, conclui Joana.

O hidrofugante Emcephob W-SX já vem pronto para uso e é bastante versátil, podendo ser aplicado com rolo ou com pulverizador.

MC apresenta Emcephob W-SX, hidrofugante que protege e aumenta a vida de estruturas
© MC-Bauchemie 2020
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123