MC-Bauchemie

Desafios e Soluções

Estruturas de Tratamento de Água e Esgoto são estruturas hidráulicas, normalmente feitas de concreto, que estão em constante contato com água e submetidas a diferentes agressividades, seja pela abrasão ou pelos ataques químicos do processo de purificação. Desta maneira devem ser protegidas e impermeabilizadas com o objetivo de aumentar a durabilidade e evitar intervenções. A MC oferece um pacote de soluções de alto desempenho aliada a uma equipe para oferecer o suporte necessário em todas as etapas da construção ou recuperação desse tipo de estrutura.

Proteção do Concreto contra ataques químicos pesados

Aumente a durabilidade do concreto

É comum, em estruturas de saneamento, termos etapas do tratamento onde as estruturas ficam em contato permanente com agentes químicos que degradam o concreto, diminuem o recobrimento da armadura e causam em pouco tempo problemas graves de deterioração. Não só as zonas gasosas mas também trechos do concreto em contato com o efluente, além de bacias de contenção podem precisar de revestimentos específicos que resistam à temperatura alta, grande variação de pH e garantam durabilidade ao sistema a de proteção. A MC conta com a Linha MC-FLEX específica para esta situações de alta agressividade e também com o MC-DUR 2496 CTP e o MC-DUR 1800 FF, indicados para as zonas gasosas e diques de contenção onde os ataques costumam ser mais intensos.

Sistemas para Reparo e Proteção em tanques e bacias de efluentes

Impermeabilize tanques e bacias

Em estruturas de esgoto abertas muitas vezes faz se necessário um revestimento impermeabilizante com alta resistência à abrasão, elevada resistência química e que atue como elemento de recomposição do recobrimento perdido em estruturas antigas. Para estas situações a MC conta com o MC-RIM Protect, um revestimento mineral de alta resistência à sulfatos e reforçado com fibras específico para impermeabilização e proteção de estruturas de saneamento, que alinha ótima resistência à abrasão nas regiões de raspagem de lodo e alta resistência química para efluentes com pH baixo, além de eliminar o efeito da pressão osmótica por ser aberto à difusão e vapor.

Proteção confiável para estruturas fechadas

Proteção especial para zonas gasosas

As estruturas fechadas dentro de estações de tratamento de água e esgoto tem a função de conter a emissão direta de gases nocivos ao meio ambiente e à população local. No entanto, este tipo de estrutura requer um tratamento específico para proteção do concreto protegendo-o do ataque por exemplo do ácido sulfúrico. Como solução altamente efetiva para as zonas gasosas, as que mais sofrem com estes gases, a MC oferece o MC-DUR 2496 CTP, uma pintura de cura rápida à base de poliuretano modificado de alta resistência química e mecânica, com excelente resistência contra ácidos diluídos, bases e soluções salinas.

Selamento de fissuras e preservação da armadura da estrutura

Sele trincas e fissuras

É natural do concreto o aparecimento de fissuras e micro porosidades os quais permitem a entrada da água e junto com ela, outros agentes deletérios às armaduras. Em estruturas de saneamento esta penetração é mais perigosa ainda pois os ambientes são altamente agressivos. A MC oferece para preservação da armadura das estruturas através do selamento destas micro fissuras e outras aberturas no concreto a Linha Xypex, um aditivo mineral cristalizante que tem a função de reagir com a umidade e os subprodutos do concreto, formando uma estrutura cristalina insolúvel que impermeabiliza e protege as estruturas. Para falhas maiores como nichos e juntas de concretagem a MC conta com uma completa linha de Injeção de resinas em concreto que selam, reconstituem e até mesmo impermeabilizam a sua estrutura.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123