Desafios & Soluções

Túneis são estruturas complexas, que demandam atenção especial durante toda sua construção a fim de garantir durabilidade, minimizar intervenções e, consequentemente custos de manutenção. A MC oferece soluções para as duas principais metodologias construtivas: TBM (Tunnel Boring Machine) e o método convencional NATM - (New Austrian Tunneling Method).

TBM - consolidação de solos

Sistema completo e ajustável para consolidação de solos

No momento da escavação o gerador de espuma alimenta diretamente a tuneladora com agentes consolidadores homogenizando o solo e auxiliando na impermeabilidade

das paredes do túnel. O sistema automatizado da MC proporciona uma espuma mais estável e homogênea ajustando automaticamente de acordo com as diferentes variações do solo.

TBM - Fabricação das peças pré-fabricadas

Produtividade e desempenho para peças pré-moldadas.

A cada projeto, novos desafios são encontrados. Diferentes tipos de agregados e aglomerantes, condições de clima e necessidades de resistências específicas são variáveis que precisam ser ponderadas no momento de se desenvolver um traço de concreto. Nesta etapa, a MC dispõe de uma vasta linha de aditivos para concreto, otimizando o processo de fabricação das peças pré-moldadas. Desmoldantes de alta eficiência e argamassas para acabamento complementam e garantem a durabilidade das fôrmas metálicas e peças de concreto com excelente qualidade.

TBM - Tratamento de infiltrações

Trate infiltrações em fissuras e juntas dos segmentos

Durante o processo de montagem dos segmentos podem ocorrer infiltrações através dos selamentos de juntas mal posicionadas. Além disso, tensões indesejadas podem provocar fissuras no segmento. Injeções de resina de poliuretano MC-Injekt 2300 NV e gel acrílico MC-Injekt GL-95 TX são as soluções indicadas para tratar infiltrações já durante o processo construtivo, mantendo a estanqueidade no túnel desde o início.

NATM - Tecnologia do concreto

Obtenha o concreto ideal para diferentes necessidades

Túneis construídos através do método convencional (NATM) utilizam, na maioria das vezes, concreto projetado devido a sua versatilidade e capacidade de se adaptar as diferentes necessidades. O concreto projetado pode ser produzido de duas maneiras: via seca e via úmida. Os dois métodos se diferenciam pela modo como os insumos do concreto são adicionados e como ele é transportado. As especificações para o concreto são diversas e a MC oferece soluções customizadas que podem ser utilizadas para diferentes necessidades, desde aditivos superplastificantes para reduzir significativamente o consumo de água até aditivos que proporcionam um maior tempo de trabalhabilidade mesmo em ambientes mais quentes.

Além disso, a MC conta com aditivos aceleradores de pega, para garantir uma ótima aderência inicial do concreto e até mesmo o aditivo cristalizante Xypex Admix C-500 NF adicionado no traço do concreto projetado de modo a reduzir sua permeabilidade e proporcionar características autocicatrizantes.

NATM - Impermeabilização

Impermeabilize a estrutura durante e evite intervenções

Devido a sua própria natureza construtiva, túneis estão sujeitos a elevadas pressões hidrostáticas e consequentemente se faz necessária a prevenção com um adequado sistema de impermeabilização. Os custos de manutenção e operação aumentam progressivamente com fator de cinco vezes, e por isso é necessário se fazer a escolha correta. Para cada perfil geológico indicamos o sistema mais adequado de soluções, dentre eles Mantas de PVC para altas pressões Alkorplan TSS ou Cristalizantes.

NATM - Manutenção da estanqueidade

Tratamento localizado de infiltrações

A falha durante a etapa de impermeabilização ou a falta de consciência com a manutenção da estanqueidade do túnel pode provocar falhas operacionais e até mesmo comprometer a segurança dos usuários. O tratamento localizado é a solução ideal para manutenção da estanqueidade da estrutura, por ser uma intervenção rápida e imediata. A MC oferece sistemas para diferentes necessidades, injeções de gel acrílico, resina e espuma de poliuretano e cristalizantes.

NATM - Proteção e segurança contra incêndios

Proteja o concreto e tenha segurança contra incêndios

A durabilidade do túnel pode ser comprometida por diversos fatores, desde falta de cobrimento de concreto, ação do gás carbônico, ataque de cloretos e até mesmo eventuais incêndios. Sistemas de proteção são indicados para garantir a vida útil da estrutura e evitar intervenções indesejadas. A MC conta com um verniz de poliuretano, o MC-Color Proof Vision, que além de proteger a estrutura proporicona ganhos estéticos, melhora da luminosidade e facilidade de limpeza. Oferece também uma argamassa polimérica para reparos com características especiais para proteção contra o fogo, o Zentrifix KM 250

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123