As melhores técnicas para evitar eflorescências em revestimentos

Mar 09, 2021

As eflorescências são um dos maiores problemas que surgem em uma construção. Causadas pela água que adentra o sistema de revestimento, estas manchas brancas e leitosas que escorrem sobre a superfície das peças são simples de prevenir. 

O cálcio é o componente que provoca as eflorescências, presente na maioria dos materiais cimentícios, quando dosado em excesso, o cálcio que está nas camadas interiores da construção pode ser trazido para fora pela água. 

Isso ocorre pois, mesmo após a colocação do revestimento e seu devido rejuntamento, o sistema ainda não pode ser considerado impermeável, pois a água consegue penetrar através das falhas e porosidades presentes nas juntas do sistema.

Por isso, ao projetar o acabamento de sua obra, lembre-se de duas ótimas técnicas, que podem te ajudar a  impedir o aparecimento de eflorescências

Evitar o uso de cal no chapisco e reboco 

Apesar de deixar a argamassa mais leve e fácil de trabalhar, a cal pode ser substituída por plastificantes e incorporadores de ar nessas etapas, que são produtos que também deixam a massa mais trabalhável, um bom exemplo é o Centripor Alvenaria

Inovações MC

Impeça eflorescências, crie uma barreira entre o reboco e o revestimento

Mesmo que a estrutura já tenha sido impermeabilizada, a proteção mecânica pode conter sais que ficaram do lado de fora desta impermeabilização, aumentando o risco de aparecimento de eflorescências

Portanto, uma boa dica é aplicar sobre o reboco uma camada final de impermeabilizante, que irá impedir que a água acesse camadas anteriores à argamassa colante. Para fachadas e piscinas, por exemplo, o uso de um impermeabilizante flexível como o MC-Proof 900 EL pode barrar a passagem de água, evitando o carregamento de sais.

Você pode conferir mais sobre o MC- Proof 900 EL no Facebook da MC! 

É importante lembrar 

Os detalhes destas camadas, bem como os produtos selecionados, devem ser muito bem pensados e definidos pelo projetista, levando em consideração as peculiaridades e exigências de cada obra.

Conte com a MC! 

Além das soluções citadas, a MC-Bauchemie conta com uma ampla lista de aditivos e impermeabilizantes que ajudarão a prevenir problemas como as eflorescências e aumentar a durabilidade do seu sistema de revestimento. 

Consulte o suporte técnico da MC para saber mais!

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123