Como fazer o plano de manutenção da impermeabilização de um edifício?

Mar 09, 2021

O plano de manutenção é usado como base para montar a programação de todas as manutenções de um edifício e deve descrever com periodicidade a forma de executar os processos. Assim, a empresa ou profissional responsável pela obra poderá realizar o que for necessário sem dificuldades, sejam manutenções programadas ou emergenciais. 

 

Como desenvolver um plano de manutenção da impermeabilização com qualidade? 

Tratando-se de edifícios novos, as manutenções devem seguir o manual de uso e operação do edifício. É dever do síndico implementar prazos e rotinas na guia. 

 

O documento é baseado em cada projeto dos sistemas que compõem o edifício. Além disso, indica a impermeabilização para cada área de acordo com o tipo de camada impermeável e demais camadas superiores.

 

Também aponta com detalhes o modo como o profissional deve trabalhar com os sistemas e traz muitos benefícios ao longo de cada etapa do projeto.  


 

Evite falhas durante o desenvolvimento do planejamento 

As falhas na execução do plano de manutenção podem gerar consequências negativas. Por isso, atenha-se a esses erros e evite-os. 

 

Falta de planejamento financeiro adequado para a realização do plano é um grande problema, assim como a  contratação de empresas não qualificadas. Desse modo, descarte as que não são especializadas em impermeabilizações. 

 

Por fim, mas não menos importante, evite a compra de produtos sem avaliação técnica, pensando só em custo-benefício. É necessário ter qualidade e desempenho. 



Benefícios do plano de manutenção da impermeabilização 

Com um plano bem desenvolvido é possível fazer orçamentos e planejamentos corretamente. 

 

Além disso, o principal objetivo de um plano de manutenção é manter a conservação do edifício em dia, garantindo não só a valorização do patrimônio, mas também o bem-estar dos moradores. 


Para a impermeabilização não é diferente, já que com este guia é possível atestar bom funcionamento e desempenho ao sistema ao longo da vida útil do projeto. Caso o procedimento não seja feito, as chances do impermeabilizante ser corrompido com maior facilidade são maiores.

Inovações MC

A MC tem os melhores produtos para as manutenções de impermeabilização 

Com inovação e tecnologia, a MC-Bauchemie, multinacional alemã com mais de 60 anos de atuação no mercado, se preocupa com a formulação de cada um dos seus produtos. 

 

Cada área da edificação tem um tipo de impermeabilização e,com acesso a esta camada, a manutenção consiste sempre em utilizar o mesmo produto. Para mantas, é necessário realizar a aplicação por sobreposição em um pedaço da solução. Assim, os danos podem ser superados e aderidos ou soldados à manta existente. 

 

Nas mantas de PVC, esse processo pode ser feito ao longo de toda vida útil. Já nas mantas asfálticas, os reparos pontuais devem ser feitos nos primeiros 5 anos. 

 

Para  os produtos aplicados em forma de pintura, as manutenções em geral vão consistir em aplicações de várias demãos, às vezes com reforço de tela estruturante, na área onde há o dano para promover a integração com a membrana. 

 

Em casos de degradação superficial, podem ser adotadas camadas extras sobre a membrana existente. Produtos como  MC-Proof DF 8 e MC-Proof 2200 são recomendados.  

 

Todas as soluções MC atendem às normas técnicas e possuem alta performance. Desenvolvidas com tecnologia e testados, proporcionam segurança, desempenho e reduzem a necessidade de manutenções ou reforços frequentes. 

 

Caso você tenha dúvidas sobre nossas soluções, saiba que você pode entrar em contato com o nosso suporte técnico sempre que precisar. Nossa equipe está preparada para auxiliar seu projeto antes e durante a execução das obras. Saiba mais: 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123