Como fazer reparos na estrutura de concreto antes de impermeabilizar?

Jul 14, 2020

Para garantir o sucesso da impermeabilização, é importante que haja qualidade na construção e na preparação da estrutura de concreto. Mas em alguns casos, alguns reparos ainda serão necessários. E é essencial que eles sejam feitos corretamente. Hoje, vamos falar sobre a importância de fazer esses reparos, se eles existirem. E quais são os problemas que podem surgir se o tratamento não for o adequado. Boa leitura! 

Reparos na estrutura de concreto: quais problemas podem acontecer?

Como falamos acima, a estrutura de concreto ou o substrato precisam ser devidamente reparadas, se houver necessidade. Caso isso não aconteça, pode ocorrer desplacamento do cobrimento de concreto, que prejudica a impermeabilização. Movimentações de fissuras acima da capacidade de acomodação da camada impermeabilizante também podem acontecer. 

 

Nesse segundo caso, os problemas podem gerar rasgamentos na impermeabilização e infiltrações. Outras complicações também são capazes de afetar a camada de impermeabilização. Por isso, os reparos nessas estruturas são imprescindíveis. 

Como os reparos na estrutura devem ser feitos? 

No geral, os casos de reparo na estrutura de concreto acontecem em pequenos trechos em que as armaduras estão expostas e oxidadas em base de pilares. E é justamente esse o local onde ocorre o arremate da impermeabilização. 

 

Nessas situações, o concreto deve ser removido do entorno das barras, para liberar de 1 a 2 centímetros. Assim, a limpeza do produto da corrosão poderá ser feita. 


Com a armadura limpa na condição SA 2 ½, deve ser realizada a recomposição com argamassa estrutural. Desse modo, a recuperação da estrutura danificada será finalizada da forma correta.

Quais são os melhores materiais para realizar o reparo nas estruturas de concreto?

Esse tipo de reparo precisa ser rápido e seguro, por isso a MC conta com o Nafufill CR (antigo Zentrifix CR). Trata-se de um material com elevado teor de polímeros, que conferem um alto poder de adesão, sem a necessidade de pontes de aderência. 

 

Esse produto também contém fibras que evitam a fissuração e inibidores de corrosão, que já atuam no tratamento preventivo contra novo processo corrosivo das armaduras. Outro benefício do Nafufill CR é a sua resistência à difusão do CO2 e umidade, atuando como barreira complementar à impermeabilização e proteção da estrutura. 


Há ainda em nosso catálogo outras soluções, como grautes e microconcretos, que pertencem à linha Emcekrete. Eles são excelentes para reparos estruturais profundos. Os produtos classificados como FAST são indicados para reparos que precisam de liberação rápida, em até 2h.]

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123