MC-Bauchemie

Como tratar infiltrações em subsolos?

Jan 13, 2020

Em qualquer projeto de edificação, ter atenção à impermeabilização é fundamental para evitar que surjam infiltrações em subsolos e em garagens.

 

Além dos problemas comuns relacionados à infiltração, como formação de bolores, rachaduras e eflorescência, subsolos com falhas de impermeabilização podem prejudicar o conforto deste ambiente, danificar a pintura dos veículos estacionados, afetar as utilização das garagens e até mesmo, à médio e longo prazo enfraquecer a estrutura do edifício.

 

A questão estética também precisa ser levada em conta. O incômodo visual pode gerar reclamações dos moradores e frequentadores, levando à desvalorização do condomínio.

 

Mesmo com todos esses pontos, não é incomum que o projeto de impermeabilização fique defasado nestas áreas enterradas da nossa edificação. Em geral o projeto é desenvolvido ainda durante a fase de planejamento da obra, e deve levar em consideração os fatores de subsolos, as pressões de água e variação do lençol freático na região, exigindo materiais e soluções diferenciadas.

 

Neste blogpost, vamos indicar as principais ações que devem ser tomadas ao identificar infiltrações em subsolos. Confira:


O que fazer ao detectar infiltrações em subsolos?

Ao identificar manchas que apontem para infiltrações, o primeiro passo é contratar uma empresa ou um profissional para que o diagnóstico do problema seja feito. Durante essa análise, os motivos do problema e a origem da água devem ser esclarecidas.

 

Dependendo do nível dos danos, algumas ações devem ser tomadas. Por exemplo, se a infiltração acontece no teto da garagem, por meio de alguma laje exposta no térreo a melhor escolha é aplicar o material impermeabilizante pela parte de cima e impedir que a água afete a estrutura. Neste caso, os sistemas existentes podem ser substituídos integralmente por novas mantas ou membranas impermeabilizantes.

 

No entanto, dependendo das características e do tipo de utilização da laje térrea, nem sempre é possível fazer o tratamento por cima, já que em área comuns de edifícios a remoção dos elementos existentes (proteções mecânicas, revestimentos, jardineiras…) pode ser muito complicada, demorada e custosa ao condomínio. Portanto, uma alternativa neste caso é que se trabalhe pontualmente com sistemas de injeção de resinas que selam e impermeabilizam de maneira localizada trechos falhos nos sistemas existentes, selam fissuras, juntas e outros vazios, além de permitir uma execução mais ágil.

 

Quando a deterioração em função da percolação de água já está em um estado avançado, além de corrigir o problema de impermeabilização, reparos estruturais podem ser necessários. Nesses casos, recomendamos que além da impermeabilização, reparos estruturais sejam realizados para que o problema seja efetivamente corrigido.

 

Realize a aplicação de materiais próprios para impedir o avanço das infiltrações em subsolos

A MC-Bauchemie é uma multinacional alemã que preza sempre pelo conforto, qualidade e segurança. Por isso, em nosso catálogo é possível encontrar soluções que oferecem qualidade e conseguem recuperar impermeabilizações danificadas, resolvendo os problemas de infiltração em subsolos.

 

Para prevenir ou corrigir infiltrações em subsolos, temos produtos como o Xypex Admix C-500 NF, o MC-Proof 100, o MC-Fast Block, a linha de  Mantas Asfálticas e a linha de Sistemas de Injeção.

 

Além disso, a MC também oferece todo o suporte necessário antes e durante a obra. Entre em contato e saiba mais.

 
 
 
 
 
A importância da manutenção preventiva para evitar colapsos em edifícios


Como a manutenção preventiva deve ser realizada? 

Na inspeção predial, o principal objetivo é avaliar o estado de conservação do edifício. Durante esse processo, o profissional responsável irá analisar a presença de falhas, anomalias e possíveis riscos de acidentes. 

No laudo desta avaliação, o engenheiro deverá sinalizar possíveis melhorias e a elaboração de um plano de gestão operacional e de manutenção. Dessa forma, os prazos e custos para a realização dessas obras podem ser estimados com maior assertividade.

Para as reformas previstas durante a manutenção preventiva, soluções de qualidade devem ser utilizadas. A MC-Bauchemie, multinacional alemã com anos de experiência no assunto, possui em seu catálogo um pacote de produtos completos. 

Dentre esses materiais, como manutenções na área de impermeabilização estão argamassas poliméricas, membranas acrílicas e de poliuretano, mantas asfálticas e de PVC e sistemas cristalizantes, produtos capazes de atender diferentes áreas de um mesmo edifício com ótimo desempenho.

Ainda, outras tecnologias podem ser necessárias como argamassas estruturais para reparos localizados, selantes específicos para o selamento de juntas, revestimentos resinados para proteção do piso de estacionamentos, entre outros.

O mais importante é que todos as áreas dos nossos edifício que apresentarem desgaste ou qualquer indício de formação de manifestações patológicas, sejam devidamente reparadas e protegidas, para que a durabilidade e a funcionalidade da nossa edificação seja preservada.

Além disso, na MC você encontra suporte técnico integral antes e durante a obra. Para contatar a nossa equipe, entre em contato.


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123