MC-Bauchemie

Concreto autocicatrizante: as principais vantagens dessa tecnologia em edificações

Nov 04, 2019

Com a utilização do cristalizante, o resultado é um concreto com menor índice de porosidade. Desse modo, haverá menor penetração de água sob pressão e uma proteção maior das armaduras.

Solução importante para estruturas enterradas ou em locais com contato permanente com água/umidade, o concreto autocicatrizante é formado por materiais com a capacidade de autocicatrizar fissuras e pequenos vazios no interior das estruturas de concreto de maneira permanente.

A utilização do aditivo cristalizante para impermeabilização do concreto, tem como principal objetivo tornar o concreto estanque. Para isso, é utilizado um agente químico, que reage com subprodutos formados durante a hidratação do cimento e cura do concreto e, em contato com umidade, inicia-se o processo de formação de cristais, que bloqueiam os poros e impedem a passagem de água e outros agentes agressivos.


Como funciona a aplicação do cristalizante no concreto autocicatrizante? 

A aplicação do cristalizante pode ser feita de duas maneiras. Se o concreto ainda estiver fresco, o agente deve ser adicionado no caminhão betoneira, na obra ou diretamente na usina de concreto. Se a estrutura já estiver concretada, o cristalizante pode ser aplicado por meio de pintura (projeção ou com brocha).

Nesse caso, é fundamental que o preparo da superfície de concreto seja feito corretamente, para que a
porosidade fique aberta e a penetração do cristalizante tenha resultados efetivos, permitindo a formação dos cristais dentro do concreto.

Quais são as vantagens nesse tipo de processo? 

Com a utilização do cristalizante, o resultado é um concreto com menor índice de porosidade. Desse modo, haverá menor penetração de água sob pressão e uma proteção maior das armaduras. Além disso, a entrada de agentes agressivos (como cloretos e CO2 por exemplo) também é diminuída drasticamente aumentando de maneira geral a durabilidade da estrutura. Além da impermeabilização, uma vantagem que vem como consequência dos pontos citados acima é o ganho de vida útil da estrutura.
 

Conheça as soluções da MC para a impermeabilização cristalizante


Como já falamos acima, a
impermeabilização do concreto por cristalização é feita por meio de aditivos cristalizantes - uma tecnologia já bastante disseminada ao redor do mundo e que inspira segurança técnicaNo Brasil, a MC-Bauchemie é a empresa com maior experiência nessa área. Desde o final da década de 1990, a MC representa de maneira exclusiva a marca Xypex em território nacional. A Xypex é uma marca com alta confiabilidade e credibilidade no mercado nacional e internacional. Diversos testes laboratoriais e em campo são feitos com regularidade com o cristalizante Xypex provando e comprovando o desempenho da tecnologia em obras de construção civil.

Em nosso país, a Xypex já é sinônimo de credibilidade a bastante tempo e seus materiais são utilizados nas grandes obras de infraestrutura e edificações. Para passar a contar com a mais alta tecnologia do mercado de impermeabilizações, entre em contato com a MC e transforme os seus projetos!


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123