Novidades na construção: as soluções utilizadas pela MC na Europa e que podem chegar ao Brasil

Jan 08, 2021

O conceito de construção a seco ou construção seca é baseado na construção com métodos ou materiais que, ao contrário da alvenaria de tijolos ou concreto moldado no local, não utilizam água durante a sua execução.

 

Esse modelo construtivo foi pensado para ser prático, sustentável, resistente e econômico, sendo essas características seus principais benefícios.

 

Em países desenvolvidos, tem sido amplamente utilizado e agora está ganhando cada vez mais força nos países em desenvolvimento

 

Isso porque o modelo de construção a seco além de ser rápido, conta com um processo automatizado fora do canteiro. 

 

Quando os materiais são levados para a obra, só é preciso fazer a montagem e possíveis ajustes.

Características da construção a seco

Este tipo de construção é feita por meio da montagem e instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial. 

 

O sistema da estrutura é feito com base de aço projetado para suportar certa quantidade de cargas, servindo como base para outros sistemas usados nas edificações - como paredes constituídas de perfis metálicos, placas de gesso ou fibrocimento, estruturas pré-fabricadas em concreto ou aço, forros em madeira e outros.

Principais técnicas de construção seca 

Existem diversas técnicas de construção a seco, mas as principais são o Drywall, a parede dupla pré-fabricada em concreto Steel Frame e Painéis EPS. Conheça cada um deles:

Drywall (ou paredes com perfis de gesso acartonado)

O sistema de Drywall consiste em placas de gesso montadas sobre estrutura metálica recobertas com papel cartonado. 

 

As paredes normalmente são compostas de duas placas de gesso acartonado para melhoria do isolamento térmico e acústico. É comum o uso de enchimento de lã mineral


O Drywall tem somente a função de substituir paredes de vedação e nunca funciona como elemento estrutural.

 
 
 
Inovações MC

E quais são as principais novidades na construção atualmente?

A construção à seco é uma tendência internacional por ser um método rápido para se levantar uma edificação. É ideal para países que enfrentam longos períodos de frio ou calor extremo, o que torna mais difícil trabalhar com construções convencionais que demandam um cronograma maior. Essa técnica, que utiliza elementos pré-fabricados, tem a cada dia ganhado mais espaço.

Em impermeabilização, as principais novidades na construção são as mantas pré-fabricadas (como as mantas de PVC),  que têm ganho bastante espaço em obras de recuperação do sistema de impermeabilização existente, principalmente em obras industriais e galpões de grande dimensão pela agilidade, redução de etapas e durabilidade.

Também é possível observar uma tendência em utilizar cada vez mais tecnologias que agregam valor e desempenho ao concreto, como os aditivos e os cristalizantes. 

É uma tendência relacionada a transformação do concreto como não apenas um elemento estrutural da construção (como era no passado), mas também como um elemento de proteção, impermeabilização e garantia de durabilidade.

Em países que se encontram em constante desenvolvimento, as novidades na construção estão relacionadas à busca pela praticidade e redução da duração de obras e reformas.

Por fim, as tecnologias que trazem benefícios relacionados ao desempenho, redução de etapas executivas, minimização de falhas de mão de obra, encurtamento de cronograma, entre outros benefícios,são grandes tendências em todo o mundo. É por isso que os produtos e procedimentos de execução mecanizados vão trazer grandes novidades para a construção civil.


A MC na Europa e suas novidades para o mercado

Na Europa, a MC oferece muitas soluções que podem transformar o mercado brasileiro no futuro. O segmento de Wet Room Solutions, por exemplo, é um dos mais vendidos pela marca no continente e é focado na impermeabilização de áreas como banheiros e cozinhas. Os chamados building boards são uma solução simples, rápida e inovadora de impermeabilização sem conexão com o substrato original.

Já os sistemas de injeção de resinas são pacotes de soluções muito disseminados na Europa, onde já se tem um grande mercado até mesmo para injeção em solos para estabilização de ferrovias e barragens.

Por fim, o sistema de proteção de pisos com a linha de revestimentos MC-Floor TopSpeed, que pode ser utilizada em diversas áreas e segmentos, de estacionamento a helipontos. Essa solução inovadora permite o revestimento de pisos em poucas horas mesmo em condições climáticas adversas. 

Todas essas tecnologias que já estão fazendo sucesso na Europa podem chegar ao Brasil, claro que após um período de estudo e adaptação para o mercado e cultura local.

A MC sempre passa por esse processo de importação de novas tecnologias e a chegada delas podem tornar as obras mais rápidas, práticas e seguras, reduzindo a chance de patologias e aumentando a durabilidade do sistema.

Quer conhecer todas as nossas soluções para edificações? Confira nosso material gratuito:


CTA

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123