MC-Bauchemie

Retrofit de coberturas: quais os principais desafios e cuidados?

Nov 20, 2019

A modernização é imprescindível em edificações. Em coberturas, que estão sujeitas à ação de intempéries climáticas, a necessidade de renovação pode surgir tanto pela urgência de recuperar um sistema de impermeabilização já falho, quanto pela escolha de revitalizar a área. O retrofit de coberturas consegue atender às expectativas nos dois casos.

O termo retrofit diz respeito, por definição, à modernização de um determinado ambiente. Por isso, quando o serviço é solicitado, pode haver a substituição total do sistema atual por um novo ou o aproveitamento de elementos existentes para propor uma revitalização. A maneira com que o retrofit de coberturas será feito, entretanto, irá depender das condições apresentadas pela estrutura atual e nos recursos disponíveis pelos condomínios. Em coberturas antigas, por exemplo, é comum haver a necessidade de aplicar um novo sistema de impermeabilização em função do desgaste e da perda de desempenho do sistema antigo.

Nos dois casos, uma ótima solução para otimizar a proteção, evitar altos custos de remoção do sistema existente e impedir manifestações patológicas iniciadas pelas infiltrações é optar pela aplicação de um sistema de mantas de PVC.

Em coberturas, que estão sujeitas à ação de intempéries climáticas, a necessidade de renovação pode surgir tanto pela urgência de recuperar um sistema de impermeabilização já falho, quanto pela escolha de revitalizar a área.

Quais são as vantagens de realizar o retrofit de coberturas? 

Mesmo que a cobertura esteja com um sistema deteriorado, o retrofit de coberturas feito com a manta de PVC possibilita que a remoção total da impermeabilização antiga não seja obrigatóriaPor ser um material não aderido (ou flutuante), o PVC pode ser aplicado sobre a base existente, evitando a quebra dos revestimentos atuais e problemas logísticos, como a remoção de entulho da cobertura.

Dessa forma, é possível proporcionar
maior agilidade e eficiência durante o retrofit, além de menor custo operacional. 

Os principais desafios do retrofit de coberturas

Retomar a estética e a funcionalidade do local não é uma tarefa simples. Por isso, esse é um dos principais desafios da modernização de coberturas: transformar o ambiente de um edifício em funcionamento sem gerar transtornos aos usuários e moradores

Além do mais, como o prédio já está construído, os profissionais responsáveis por realizar o retrofit também precisam ter atenção redobrada em relação à manutenção e preservação da edificação.
É essencial que as novas obras não intervenham em sistemas já presentes no local.  

As soluções da MC para um retrofit eficiente

Com mais de 55 anos de experiência, a MC-Bauchemie é uma mais maiores empresas de químicos com foco no segmento da construção em todo o mundo. Em nosso catálogo, é possível encontrar diversos produtos que atendem a necessidade de retrofits em áreas distintas da construção civil

Para o retrofit de impermeabilizações de lajes e reservatórios em coberturas, o sistema ideal é a
manta de PVC da linha MC Plan. Em estruturas de concreto aparente, por outro lado, as MC conta com uma linha de argamassas cosméticas que imitam o concreto aparente,  chamada de Concrete Finish

Já para assentamento de novos revestimentos, a
linha de argamassas colantes especiais da MC garante o melhor desempenho de cada tipo, seja ele um porcelanato especial, uma pedra natural ou até mesmo um revestimento cimentício.

Para esclarecer dúvidas e saber mais informações sobre os nossos produtos,
entre em contato com a nossa equipe!

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123