MC-Bauchemie

Devo impermeabilizar varandas?

Aug 30, 2017

Por Lucas Lisbôa, Consultor de Produtos da MC
Varandas e sacadas são espaços comuns e constantemente expostos à mudanças de clima. Por isso, a impermeabilização não apenas protege e garante estabilidade ao ambiente, mas proporciona uma dinâmica mais confortável aos que frequentam o cômodo.

 

Antídoto para problemas futuros

 

Infiltrações comprometem o ambiente, deixando o insalubre e podendo atingir desde o revestimento até a base do concreto, muitas vezes exigindo a refração inteira do projeto e do sistema de piso composto por base, impermeabilização e revestimento. A impermeabilização previne danos futuros e permite uma maior vida útil da edificação, além de economia de tempo, dinheiro e desgaste emocional.

 

Não é luxo, é prioridade (ou obrigação)?

 

Por muito tempo, impermeabilizar um cômodo era sinônimo de luxo. Um gasto desnecessário que não valia antecipar. Essa dinâmica é de alto risco e compromete não apenas o orçamento futuro do cliente – que pode ter que refazer a obra – mas também a reputação dos profissionais responsáveis pelo projeto. Alertar o cliente da importância da impermeabilização e até mesmo não aceitar realizar um projeto em áreas abertas ou molhadas sem o processo é passo fundamental no sucesso e na durabilidade do que foi realizado.

 

O que pode acontecer se eu for teimoso?

 

Corrosão de ferragens podem levar ao desabamento de varandas suspensas (situação muito específica) ou ao comprometimento estrutural. Em terraços, manifestações patológicas graves podem atingir o contrapiso e solicitar uma nova obra desde a base do piso. Deformidades no revestimento da parede ou no contrapiso e o escurecimento de revestimentos que, muitas vezes, já saíram do mercado, podem ainda comprometer a estética do ambiente.

 

 

O futuro nos ajuda a não errar

 

Rejuntes e argamassas colantes são produtos resistentes, mas não impermeáveis. Ainda que se utilize materiais de alta performance, não é possível abdicar da impermeabilização. Por serem ambientes com detalhes construtivos, como ralos, tubulações e encontro de elementos distintos (exemplo contrapiso/drywall), é necessário escolher produtos de qualidade, com boa aderência e alta flexibilidade. Hoje em dia, a tecnologia nos permite impermeabilizar de forma muito mais rápida e eficaz. Se no passado era necessário esperar até sete dias para o assentamento após a impermeabilização, hoje em dia é possível assentar apenas 8 horas após a aplicação do impermeabilizante.

 

É o caso do DF9, membrana de copolímero sem cimento, desenvolvida com a tecnologia MC-Bauchemie para aumentar a produtividade do projeto e atender uma entrega mais segura e rápida. O produto já vem pronto para uso, é só abrir e aplicar. Ele pode ser aplicado com rolo ou pincel, minimizando os erros de aplicação e possibilita assentar o revestimento diretamente sobre ele, já que o DF9 resiste à alcalinidade da argamassa.

 

Preservar um projeto é preservar seu legado

 

Ainda que o seu cliente pense em economia na hora de estabelecer prioridades e compra de produtos, insista nos processos corretos e reflita sobre o legado do que vocês construíram juntos. Um projeto duradouro é, sem dúvidas, um trunfo para qualquer equipe.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123