MC-Bauchemie

Onde a manta líquida deve ser aplicada?

Dec 12, 2019

A modernização é imprescindível em edificações. Em coberturas, que estão sujeitas à ação de intempéries climáticas, a necessidade de renovação pode surgir tanto pela urgência de recuperar um sistema de impermeabilização já falho, quanto pela escolha de revitalizar a área. O retrofit de coberturas consegue atender às expectativas nos dois casos.

O termo retrofit diz respeito, por definição, à modernização de um determinado ambiente. Por isso, quando o serviço é solicitado, pode haver a substituição total do sistema atual por um novo ou o aproveitamento de elementos existentes para propor uma revitalização. A maneira com que o retrofit de coberturas será feito, entretanto, irá depender das condições apresentadas pela estrutura atual e nos recursos disponíveis pelos condomínios. Em coberturas antigas, por exemplo, é comum haver a necessidade de aplicar um novo sistema de impermeabilização em função do desgaste e da perda de desempenho do sistema antigo.

Nos dois casos, uma ótima solução para otimizar a proteção, evitar altos custos de remoção do sistema existente e impedir manifestações patológicas iniciadas pelas infiltrações é optar pela aplicação de um sistema de mantas de PVC.


Onde as mantas líquidas devem ser utilizadas então? 

Para locais expostos, é essencial que a impermeabilização onde a manta líquida será aplicada tenha um caimento mínimo de 2% de acordo com a norma de Seleção e Projetos de Impermeabilização ABNT NBR 9575.  Assim, elas são indicadas para áreas expostas que tenham um bom caimento e não para qualquer tipo de situação de reparo e uso

Mesmo assim, a utilização desse tipo de material não deve ser ignorada. Afinal, as mantas líquidas oferecem várias vantagens como facilidade de aplicação, excelente alongamento, aderência e estanqueidade, além da altíssima resistência à degradação por exposição solar.

Em áreas sob piso ou com empoçamento, destacamos a necessidade do cuidado para a aplicação do produto. Uma avaliação de resultados de ensaios específicos da formulação do fornecedor também deve ser feita, já que nem todas as soluções garantem bons resultados ao longo do tempo. 



Como a MC pode ajudar? 

Situações como essas que envolvem a manta líquida destacam ainda mais a obrigatoriedade de cumprir a ABNT NBR 9575, que já foi citada acima. Essa norma exige que todas as obras tenham um projeto de impermeabilização, já que um único sistema não consegue atender todas as solicitações de cada local.

Na MC, oferecemos total apoio para a elaboração desse tipo de projeto. Para saber mais informações,
entre em contato com a nossa equipe.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123