Camada de proteção mecânica para impermeabilização: conheça os tipos e dicas de aplicação

Oct 19, 2020

Dentro do sistema de impermeabilização, é aplicada a camada de proteção mecânica, que pode ser feita com argamassa de cimento e areia ou concreto armado. 

 

Essa camada é importante porque absorve e ajuda a  dissipar esforços estáticos ou dinâmicos que acontecem na área impermeabilizada, formando uma verdadeira barreira de proteção.

 

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre os tipos de camadas que existem e algumas dicas para aplicá-las com qualidade e segurança. Boa leitura!

Quais são os tipos de camadas de proteção mecânica que existem?

Existem três proteções, que podem ser classificadas como:

 

  • Camada de proteção primária: é aplicada como uma função temporária, para proteger a impermeabilização durante um período de tempo até que a camada de contrapiso seja instalada. 
  • Camada de proteção definitiva: nesse caso, a camada já atua como um contrapiso para assentamento ou colocação do revestimento de piso.  
  • Camada de proteção acabada: quando a argamassa, além de proteção, atua também como piso final (cimentado). Neste caso, é importante considerar as juntas de movimentação.  
Camada de Proteção Mecânica

As melhores dicas da MC para a aplicação da camada de proteção 

Por ser praticamente uma argamassa de piso, a aplicação da camada de proteção mecânica é desempenada. A consistência da massa deve ser seca, como uma “farofa”, mas rica em cimento. 

 

Quando a camada for definitiva ou acabada, deve ser utilizado um traço forte com 1:6 de cimento e areia e, por ser parte do sistema de impermeável, não deve conter cal.

 

As áreas de grandes dimensões e sujeitas a variação térmica, como lajes de coberturas são outros pontos de atenção. Nesses casos, é essencial que a proteção mecânica não seja aderida no impermeabilizante. O recomendado é instalar uma camada separadora com filme plástico sobre a impermeabilização. 

 

Para melhorar a confecção da argamassa de proteção mecânica, pode ser adicionado o produto MURAFAN 38 da MC ao traço, dando maior adesividade e plasticidade. 

 

Nas superfícies verticais, como rodapés impermeabilizados, deve ser feito um chapisco adesivo com o MURAFAN 39 da MC, para garantir a aderência da argamassa na camada impermeável. Além disso, quando a aplicação for em manta asfáltica, a proteção deve ser estruturada com tela galvanizada ou plástica. 

 

Para te ajudar, preparamos um material exclusivo com outras dicas de aplicação. Dessa vez, voltadas para a aplicação de manta asfáltica. Confira!


CTA

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123