Tendência ou uma realidade? As expectativas para a construção a seco no Brasil
Oct 19, 2020
São chamadas de construção a seco obras de edificações feitas por meio de montagem e instalação de elementos pré-fabricados no canteiro de obra.
O termo é usado porque os materiais substituem, por exemplo, argamassas, que utilizam água. Com os elementos pré-moldados e sem a utilização de água, é possível ter uma técnica construtiva mais rápida, precisa (já que muitos dos materiais são fabricados previamente em indústrias) e sustentável, considerando a redução de entulhos e materiais de descarte.
Se comparadas às construções tradicionais, as construções a seco possuem um prazo mais curto para a execução, além de menos mão de obra, embora tenha que ser especializada.
Todas essas vantagens fazem com que a construção a seco seja uma tendência em evolução no Brasil. Mas quais são os próximos passos dessa tecnologia em nosso país? O que podemos esperar de novidade nos próximos anos? É sobre isso que iremos falar a seguir.
A realidade da construção a seco no Brasil
Embora a construção a seco ainda não seja uma realidade de fato no Brasil, a expectativa é que esse tipo de tecnologia evolua por aqui e se torne popular como é na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo.
Se considerarmos os prazos cada vez mais curtos que as construtoras e incorporadoras têm para implementação de um projeto, os altos custos de locação de equipamentos em obras tradicionais e a maior disponibilidade de fornecedores e instaladores voltado para elementos pré-moldados, conseguimos entender melhor porque apostar na popularização desse tipo de obra não é exagero.
Além disso, construções a seco já são vistas como um mercado muito interessante para o segmento da construção. Inclusive, já estão muito bem desenvolvidas e consolidadas em áreas específicas, como o de vedação com placas de drywall e o de estrutura de lajes com sistema steel deck.
E como funciona a impermeabilização na construção a seco?
A impermeabilização nesse tipo de estrutura é um tópico importante, que não pode deixar de ser citado.
Impermeabilizar construções a seco requer um cuidado maior, em função do alto número de juntas e encontros de elementos diversos, além de grande movimentação da estrutura, por ser uma construção leve.
Por isso, para a impermeabilização de elementos que compõe uma construção a seco, como as placas de drywall, é necessário trabalhar primeiro com sistemas de vedação compatíveis com a movimentação da estrutura.
Só depois os sistemas de impermeabilização ou flutuantes (que não sofrem pontualmente com as movimentações dos encontros) devem ser utilizados.
Ainda é importante certificar-se de que os sistemas de vedação e impermeabilização utilizados tenham boa aderência nos elementos, que podem ser de metal, gesso, madeira, plástico ou concreto.
As soluções da MC para construções a seco
A MC-Bauchemie é uma empresa que se destaca por trazer ao Brasil, há mais de 19 anos, tecnologias trabalhadas na Europa. E quando falamos de construção a seco, isso não é diferente.
Uma das soluções da MC amplamente utilizadas para as coberturas de construções a seco que possuem alta movimentação, são as mantas de PVC da Linha MC Plan. Elas ficam flutuantes sobre a edificação e garantem desempenho mesmo nas juntas e encontros.
Já para drywalls, um sistema muito utilizado é o MC Proof DF 9, uma membrana de polímero acrílico para áreas internas. Ela deve ser usada em conjunto com a MC Fasttape Flex, uma fita flexível e emborrachada, que estrutura o sistema nos cantos e encontros das placas.
O MC Proof DF 8 também é bastante utilizado com a MC Fasttape Flex, mas, neste caso, para juntas de placas pré-moldadas em áreas externas, tendo em vista que o MC Proof DF 8 é uma membrana acrílica aprovada para exposição às intempéries e raios solares.
Além disso, destacamos ainda a importância de um projeto especializado para esse tipo de obra, já que é um processo construtivo que foge do tradicional. O sucesso e a compatibilidade entre as diferentes disciplinas que compõe a construção (principalmente a impermeabilização), vão depender de detalhes específicos que devem ser abordados no projeto.
Caso precise de auxílio com sua obra de construção a seco, a MC disponibiliza um suporte técnico especializado, que pode te ajudar antes e durante o projeto. Saiba mais:
Produtos Relacionados
CONTEÚDO RELACIONADO
-
Notícias
Notícias MC
-
MC-Pedia
Uma biblioteca de artigos e materiais desenvolvidos, exclusivamente, por nossos especialistas.
-
Revista MC-Aktiv
Acesse as edições da MC-Aktiv, a revista para clientes, parceiros e colaboradores da MC.
-
Downloads
Tenha acesso a diferentes materiais: Catálogos, Fichas Técnicas, Fichas de Segurança e outros documentos
-
Cases & Referências
Conheça alguns de nossos projetos no Brasil e no mundo.
-
Carreiras
Acesse aqui a área de Carreiras na MC