Quais os problemas mais frequentes em estruturas de tratamento de efluentes?

Sep 27, 2023

Descubra neste conteúdo quais são os problemas mais frequentes em estruturas de tratamento de efluentes e quais soluções utilizadas para evitar ou resolver.

As estações de tratamento de efluentes são responsáveis por receberem resíduos coletados de diversos locais e realizarem todo o processo para que esses efluentes sejam devolvidos para a natureza sem causar qualquer problema ambiental ou para a sociedade no geral.

 

É de extrema importância que as estruturas de tratamento de efluentes sejam bem desenvolvidas, além de sempre estarem atentos quanto a inspeções e obras de manutenção, pois este é um sistema vital, e quando não é feito o tratamento correto desses efluentes, eles acabam indo para locais inadequados que podem prejudicar tanto as pessoas, que estarão expostas a diversos tipos de doenças, quanto ao meio ambiente.

 

Para evitar estes resultados, iremos explicar quais são os problemas mais frequentes em estruturas de tratamento de efluentes, além de indicar as soluções da MC-Bauchemie ideais para estas estruturas. Confira a seguir!

 

Quais os problemas mais frequentes nestas estruturas?

 

Os problemas mais frequentes em relação às estruturas de concreto para o tratamento de efluentes surgem por diversas situações, mas principalmente, por conta da alta agressividade dos efluentes e a grande dificuldade em se ter paradas para execução das atividades de inspeções e manutenções corretivas e preventivas desses ativos.

 

Infiltrações, ataque na massa de cimento e corrosão das armaduras são os principais problemas nesses tipos de ativos, e para uma maior durabilidade do concreto, é necessário considerar o enquadramento dessas estruturas nas normas mais atuais, bem como o plano de manutenção e as inspeções regulares.

 

Um outro problema comum que pode acontecer por causa desses ativos se dá em função da utilização de técnicas ultrapassadas e de materiais inapropriados para a pintura e reabilitação dessas estruturas de tratamento de efluentes, principalmente, quando se trata dos revestimentos internos onde ocorre grande abrasão, erosão e ataque químico.

 

Além disso, no que tange à concepção da estrutura, fase inicial da idealização desses ativos, é preciso seguir alguns parâmetros indicados na norma ABNT NBR 6118, que são fundamentais.



Saiba como evitar esses problemas em estruturas de tratamento de efluentes com soluções da MC-Bauchemie

Em estruturas mais antigas que estão com cobrimento abaixo dos requisitos descritos na norma ABNT NBR 6118, é necessário que se faça uma proteção adicional com um revestimento mineral contra ataques químicos, como o MC-RIM, e adicionalmente, realizar a aplicação de um revestimento de poliuretano de alto desempenho da linha MC-DUR TOPSPEED com tecnologia Kinect Boost de exclusividade MC-Bauchemie.

 

Nesse sentido, para a obtenção de um concreto com baixo consumo de água e uma excelente trabalhabilidade, sugerimos utilizar aditivos de concreto que garantam uma fluidez, sem necessidade de acrescentar mais água. 

Os aditivos recomendados para o concreto desse tipo de estrutura são os da Linha MC-PowerFlow. Essa linha de aditivos é fundamental para uma maior produtividade, menos consumo de água e confiabilidade na aplicação do concreto no estado fresco, bem como uma maior durabilidade do concreto no estado endurecido, prolongando a vida útil do concreto.

 

Já em obras de correções ou recuperações, indicamos a utilização do Emcecrete 50 e Nafufill CR, que são produtos que integram na sua fórmula a tecnologia com inibidor de corrosão, aumentando ainda mais a durabilidade e confiabilidade do reparo estrutural. 

É também muito comum encontrar problemas de ataques gasosos nas faces inferiores das lajes ou aduelas de concreto, sendo recomendada a proteção com sistemas de revestimento MC-FLEX 2099, MC-DUR TOPSPEED e, na condição de superfícies contaminadas, deve-se utilizar o primer especial para superfícies contaminadas, o MC-DUR 1365 HBF.

 

Outras soluções que são ideais para o selamento de juntas ou fissuras presentes em tanques e reservatórios de ETE ou ETA são as fitas hidroexpansivas MC-Water Stop e o sistema de injeção MC-Injekt. Você pode conferir os produtos como também o método de aplicação no nosso canal no YouTube.

Case de sucesso da MC-Bauchemie

Um case em estruturas de tratamento de efluentes foi o Projeto Interceptor Tiête - ITI 2, onde as soluções da MC foram utilizadas para selar as juntas das aduelas da galeria, evitando assim infiltrações, vazamento de esgoto e consequente contaminação do solo, carreamento de materiais, desestabilização da galeria o que poderia causar o afundamento e interdição das vias de circulação, como a Marginal Tietê, por exemplo.

Você pode conferir com mais detalhes tudo sobre o projeto na página do mesmo em Cases & Referências.

Caso queira saber sobre soluções para sistemas de saneamento, injeção, recuperação e reforços dessas estruturas, baixe gratuitamente nosso folder sobre o assunto, e consulte a nossa equipe que está sempre disposta a ajudar e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.



https://hub.mc-bauchemie.com.br/

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123